Oficina de Prestação de Contas e Orçamento encerra primeiro ciclo do IDEIA Prática
O projeto IDEIA Prática encerrou nesta última sexta (4) a sua etapa final, com a oficina de Prestação de Contas e Orçamento, ministrada pelo criador e produtor do site Agenda Cultural Brasília, Marcelo Fonteles. O curso ensinou os principais pontos da elaboração do orçamento, desde a produção de relatórios de acompanhamento até o desfecho da prestação de contas. “O proponente tem que estar atento desde o começo, prestação de contas não é apenas no final, ela começa na elaboração do projeto”, alertou Fonteles.
Na primeira parte da oficina foram demonstrados diversos modelos de planilhas, formulários, relatórios e as principais atualizações e regulamentações vigentes, de forma a garantir a lisura, transparência e legalidade na utilização dos recursos pelos gestores, artistas e produtores culturais.
Além das responsabilidades legais do proponente, Marcelo deu informações sobre prazos legais, deu dicas sobre a cobrança de impostos e alíquotas e os principais erros que são cometidos na hora de prestar contas. O segundo momento da exposição foi dedicado a tirar as dúvidas dos produtores e interessados em desenvolver projetos culturais.
IDEIA Prática
Com mais de 450 inscrições ao longo de quatro meses do projeto, o IDEIA Prática cumpriu sua missão de avançar na formação e profissionalização de produtores, artistas e gestores culturais do Distrito Federal. Foram realizadas quatro oficinas totalmente gratuitas nas regiões do Guará, Taguatinga e Vicente Pires, que ensinaram aos alunos as principais técnicas, diretrizes e processos para elaboração e gerenciamento dos empreendimentos culturais, e como elas são aplicadas na prática.